O que é e como funciona?
Você é empreendedor ou até mesmo um gestor de uma empresa e nunca ouviu falar sobre funil de vendas? Pois saiba que essa é uma importante ferramenta na busca por atrair novos clientes através da disponibilização de conteúdos.
Pensando em você que não conhece nada sobre o assunto, mas que busca um melhor caminho para vender seus produtos e/ou serviços, aqui iremos lhe apresentar um importante artigo sobre funil de vendas e como ele funciona. Vamos lá?
O que é funil de vendas?
Antes de falarmos sobre como funciona um funil de vendas e lhe mostrar quais são os seus benefícios, precisamos entender melhor o seu conceito.
O funil de vendas é também chamado de pipeline e nada mais é que um modelo estratégico que mostra todo o caminho do cliente desde o primeiro contato com a sua empresa até a conclusão do negócio.
Podemos dizer ainda que ele é formado por uma série de etapas e gatilhos que tem como objetivo final dar suporte a compra por parte do público alvo de sua empresa.
Como funciona o funil de vendas?
É muito comum que as pessoas pensem que as compras ocorrem apenas em uma etapa. No entanto, não é exatamente assim que funciona na prática.
Podemos dizer que durante o processo de compra, há o momento em que o cliente ouve falar de tal solução pela primeira vez, a pesquisa que ele faz sobre o produto ou serviço que lhe foi apresentado, a compra propriamente dita e ainda a recomendação que ele fará após usufruir de sua compra.
Para que seja mais fácil definir o nível em que o seu cliente está perante a decisão de conclusão do negócio, dividamos esse processo em pontos que são chamados de etapas do funil de vendas.
Quais são as etapas do funil de vendas e quais são os seus benefícios?
O funil de vendas é dividido em três etapas que são as seguintes:
- Topo: A primeira fase de um funil de vendas é o topo e essa é também conhecida como a etapa da consciência, já que até este momento a pessoa não tinha conhecimento sobre a sua própria necessidade ou problema. Nesta etapa, normalmente tratamos diretamente com pessoas que desconhecem sobre os nossos produtos e/ou serviços. Logo, se faz necessário fornecer conteúdos
- Meio: A segunda parte do funil de vendas é definida como meio do mesmo. Podemos dizer que a passagem do topo do funil para o meio se dá a partir do momento que o cliente já está ciente do problema. Então, ele entra em contato com a sua empresa em busca de uma solução.
- Fundo: Por fim, chegamos ao fim do funil de vendas que é quando a pessoa já passou por todo processo e enfim entra em contato com o vendedor. Aqui, se faz extremamente necessário ter uma equipe bem preparada para que consiga concluir o negócio com sucesso.
Agora que você já sabe o que é um funil de vendas, qual o seu objetivo e como funciona, veja também os benefícios que o mesmo irá proporcionar a sua empresa:
- 1. previsibilidade de resultados;
- 2. maior produtividade;
- 3. otimização de gestão;
- 4. melhor aproveitamento de oportunidades;
- 5. respostas para o desenvolvimento de produtos;
E aí, o que você está esperando para investir em um funil de vendas? Entre em contato conosco que nós lhe ajudaremos.